O mercado de trabalho e as pessoas com mais de 40 anos

O mercado de trabalho nos dias de hoje tem sido muito competitivo, com tantas tecnologias e inovações, com a aceleração e crescimento econômicos, muitas pessoas tem enfrentado problemas para ingressar em um emprego.


Estava criando meu curriculum profissional no Canva, e após o término da inclusão de todas as informações necessárias, fiquei analisando tudo o que destaquei de minhas qualificações. 

Sou graduada em Tecnologia em Gestão Pública, pós-graduanda em Docência do Ensino Superior e MBA em Finanças e Políticas Fiscal. Comecei a faculdade muito tarde, devido a trabalhar durante a vida toda na área administrativa, financeira, fiscal e operacional e nunca tinha me interessado por dar continuidade nos estudos, pra mim estava tudo bem, só que tudo mudou. E após 3 anos do nascimento de minha última filha (dos 5 que tenho), decidi encarar essa fase de estudante (após 20 anos fora da escola) para ao menos tentar uma nova oportunidade profissional, conquistando talvez um novo emprego na área em que eu me formei. 


Passei 2 anos e meio na faculdade, e decidi fazer a pós-graduação na mesma faculdade que fiz a graduação, e o meu objetivo enquanto cursava Gestão Pública, era trabalhar em uma empresa da Administração Pública: Governo, Municipio ou Empresas Privadas, e apesar dos concursos públicos que participei, infelizmente não tive grandes chances de passar nas provas e não ingressei na carreira, embora eu continue tentando.

Busquei colocar meu curriculum em todas as plataformas possíveis que agregavam vagas para trabalho, participei de muitos processos seletivos, mas infelizmente, o perfil profissional procurado, apesar das qualificações, não eram compatíveis com o que eles procuravam, pois a maioria procurava pessoas até 35 anos, e eu já passei dos 40. 

Com tanta competitividade, você desanima e pensa em desistir porque as oportunidades parecem ter sumido. Quando buscamos tais oportunidades, engrenamos na chance de evolução de carreira ou por causa do tempo que passamos desempregados, e dependendo do motivo, a pressão para conseguirmos vagas é bem mais complicado e vai exigir mais de cada um de nós, até mesmo na entrevista que será feita em uma possível contratação.

Estima-se que 69,9% dos trabalhadores empregados no Brasil, são da faixa etária de 40 a 59 anos, sendo o segundo maior logo após a faixa etária entre os de 25 a 39 anos . 
E diante desse excedente, os que passaram dos 40 anos devem se preocupar, principalmente com o preconceito por parte de quem é contratado, de alguns empregadores e até mesmo funcionários, pois começam a aparecerem as indeferenças.


Mas, para você assim como eu, ingressarmos satisfatoriamente nesse mercado, precisamos entender alguns pontos importantes. O Guia de Carreira em um de seus posts sobre entrevista após os 40 anos, destaca esses pontos e acredito que irá nos ajudar bastante para seguir prosseguindo em busca de uma oportunidade. Antes da entrevista, precisamos estar preparados e saber realmente como se destacar quando formos chamados, vejamos essas dicas:

  • Estude a empresa: visite o site da empresa para conhecer sobre a história, cultura, valores e seu posicionamento no mercado. Consulte também notícias que saíram na imprensa.
  • Pesquise sobre a vaga que está disputando: estude as atribuições, as tendências mais recentes, o perfil típico de quem ocupa esta vaga e a faixa salarial praticada no mercado.
  • Atualização: qualquer profissional deve manter-se atualizado, com cursos, pós-graduações e aulas de idiomas. Veja como os assuntos que você tem estudado podem contribuir para a empresa. Leia também sobre notícias do setor, identificando os desafios e as áreas mais promissoras.
  • Redes sociais: analise como você participa de sites como Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram etc. As postagens podem mostrar que você está atento às mudanças na sua área. Aproveite para verificar se suas publicações podem ser vistas como inadequadas. Já é de praxe que as empresas pesquisem os perfis dos candidatos antes da entrevista para avaliar se eles têm o perfil desejado.

Então, vimos como a análise de informações pode ser importante para ajudar na hora de embarcarmos em um novo ambiente de trabalho, principalmente quando a primeira parte dela, é a entrevista.
Apesar das dificuldades enfrentadas por alguns de nós, acredito que podemos conseguir entrar em uma boa empresa. Mas, precisamos saber como nos portar diante do entrevistador e saber responder as perguntas que eles possivelmente nos farão. Seguindo a dica ainda, vejamos como podemos reverter a entrevista ao nosso favor respondendo a essas perguntas:

  • Conte algo sobre si mesmo.
  • O que fez você escolher a sua área?
  • Você tem alguma experiência neste campo? Se sim, por que você deixou o emprego anterior?
  • Quais são os motivos de você ter ficado um longo período fora do mercado de trabalho?
  • Se você já teve um negócio próprio, por que desistiu para conseguir um emprego?
  • Conte-me sobre uma situação que você tenha superado todas as expectativas de trabalho.
  • Como você planeja sua carreira para daqui a 10 anos?
  • Você pode trabalhar em turnos?
  • Se necessário, você pode trabalhar aos domingos?
  • Na sua opinião, o que é um funcionário ideal?
  • Você fica satisfeito em trabalhar em equipe ou prefere trabalhar individualmente? Por quê?
Tente fazer um teste consigo mesmo (a), peça ajuda a um(a) amigo(a) para fazer as perguntas e você responde de acordo com o que gostaria que fosse respondido na entrevista.

Amigo(a), o mercado de trabalho é competitivo, mas se não nos esforçarmos e continuarmos tentando, nunca chegaremos a lugar algum. Pense nisso, e tenha um ótimo crescimento, tanto profissional como pessoal.

Um grande abraço,


Ligiane Bastos

Postar um comentário

1 Comentários

Regras do site:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam o seguinte:

- Os comentários precisarão ter relação com o tema abordado no post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites, para isso temos a página de troca de links;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário, abstenha-se ao útil;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID, ou acesse a página de contatos;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria, acesse a página de contatos para fazer isso;
- Comentaristas exagerados serão ignorados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;

Nas dicas:
- Leia os comentários, talvez sua dúvida pode já estar respondida;
- Se não achar o que procura acesse a página de links de sites que seguimos;
- Se precisar solicitar algum tema que você não tenha encontrado, utilize a página de contatos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do site.

Queremos que saiba que sua visita é muito importante, e quanto maior for o meu relacionamento com você, trabalharei mais, para lhe atender melhor.

//]]>