As emoções e seus derivados

As emoções, aquelas que fazem o transpirar virar uma explosão de sentimentos bons e ruins, dependendo das circunstâncias. Nas ultimas décadas elas tem sido estudadas pelos mais diversos cientistas, na satisfação de trazer soluções para os problemas da alma. Alguns enveredaram profissionalmente como coachings, mentores, entre outros para de certa forma ajudar os supostos problemáticos.

A cada momento, temos a possibilidade de saber como nos sentimos e analisarmos um pouco mais, o motivo dessas emoções.

Existem algumas emoções básicas, que você poderia identificar, ao longo do dia. Escolha um dia normal, hoje, ontem ou amanhã e analise a que horas do dia você sentiu cada uma dessas emoções e por quê. Para seguirmos em frente e nos conhecermos bem, devemos nos analisar e nos dar tempo. Segundo uma teoria da psicologia, são 7 as emoções básicas e universais que os seres humanos possuem: amor, tristeza, felicidade, surpresa, nojo, medo e raiva.

Essas emoções podem tomar conta de uma pessoa de formas diferentes, até mesmo de uma maneira estranha. Alguns destes sentimentos, são fortes demais e podem trazer sérias consequências físicas, conforme constam estudos feitos por grandes psicólogos e neurocientistas.

Podemos definir os derivados dessas emoções como sendo, catalizadores e transmissores externos, onde outros também podem ser tomados por estes sentimentos.

Entendamos o que são as 7 emoções básicas e universais que os seres humanos possuem:

1. Amor

Sentimento envolvo a demonstrações de carinho e afeto, desenvolvido dentro dos seres humanos que tenha a capacidade de demonstra-lo. Manifesta-se de diferentes formas: amor maternal ou paternal, amor fraterno (entre irmãos), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, entre outros. Para demonstrar seu amor basta uma ação ou atitude, expressa de muitas formas.
Há amores que são beneficos, mas há outros que são prejudiciais e se tornam perigosos sentimentos como ciume, que levam a pessoa a transmitir por meio dele violencia verbal e física.

2. Tristeza

Estar triste é caracterizado por ter baixa autoestima, sentimentos de solidão, culpa, cansaço, angústia ou dor. Este sentimento pode ser a resposta para eventos desagradáveis, decepções, morte de alguém próximo, separação, raiva em relação a alguma pessoa, entre outros. Alguns sintomas podem ser definidos como da tristeza: o fato de estar sempre cansado, com pouca energia ou lento; Sentir dificuldade para se concentrar ou para tomar decisões; Ter sentimento de culpa ou de inutilidade.

3. Felicidade

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O ser humano sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

4. Surpresa

A surpresa é um sentimento de reação. Surge a partir de um acontecimento, um fato, alguma coisa inesperada e repentina. Pode ser positiva ou negativa, causar admiração ou espanto: a chegada ou a morte de alguém, um prêmio recebido, uma comemoração, uma notícia importante

5. Nojo

O nojo é uma resposta emocional de rejeição ou repulsa a algo potencialmente contagioso, ofensivo, desagradável ou perigoso. O Nojo é experimentado principalmente em relação ao sentido do paladar (percebido ou imaginado) e, secundariamente, a qualquer coisa que cause um sentimento semelhante pelo olfato, tato ou visão.

6. Medo

Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.

7. Raiva

Raiva é um sentimento que nos acompanha por toda a vida. É comum e saudável não abafa-la, embora existam meios de fazê-lo para não afetar as pessoas ao nosso redor ou prejudicar a nós mesmos. Se bem administrada, a raiva pode até mesmo trazer benefícios para nossas vidas. Como, por exemplo, utilizar uma situação que lhe causou grande indignação como motivação para mudá-la ou mudar a sua vida. É uma forma de transformar um sentimento negativo em energia positiva.

Saber lidar com esses sentimentos é de suma importância para o ser humano. A má interpretação destes sentimentos podem desencadear problemas, entre outros fatores. 
Que possamos aprender a moldar nossos sentimentos e vivermos uma vida emocionalmente tranquila.



Postar um comentário

0 Comentários

//]]>